CEPLAC COMPLETA 58 ANOS DE TRABALHOS PELO CACAU

Neste 20 de fevereiro de 2015 a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, órgão da administração direta, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, completa 58 anos de criação. Sua missão inicial de compor as dívidas da cacauicultura baiana, no momento de sua instalação, foi sendo modificada ao longo dos anos…

Leia mais

CACAU SE EXPANDE NA DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA PARAENSE

O alagoano Alberto Tenório é um dos entusiastas da diversificação agrícola no município de Moju, no nordeste paraense. Em sua propriedade localizada na rodovia PA-252, no Km. 42 trecho Acará-Moju, os 30 hectares de açaí, com pouco mais de 5 anos de campo, produzem anualmente cerca 120 toneladas de frutos; a apicultura proporciona uma produção…

Leia mais

CACAU: COMITIVA VISITA AÇÕES EM SANTA BÁRBARA DO PARÁ

O município de Santa Bárbara do Pará, localizado na região metropolitana de Belém, recebeu, no dia 12 de fevereiro, a visita de uma comitiva formada por representantes do governo estadual, Federação da Agricultura, Sebrae e Ceplac que acompanharem de perto as ações que vem sendo executadas em prol do desenvolvimento rural integrado daquela área do nordeste paraense.

Leia mais

Preço Futuro de cacau: 2015 trará um terceiro ano consecutivo de ganhos?

O Cacau foi um dos poucos produtos agrícolas para os quais muitos analistas prevêem aumentos este ano, dadas às expectativas de escassez da produção mundial.

Enquanto a produção tem expectativas, em grande parte de ser maior, os preços futuros de fato subiram mais em 2014, pelo terceiro ano consecutivo, particularmente em Londres, onde a depreciação da libra esterlina em relação ao dólar deu suporte extra aos preços expressos em libras esterlinas.

Leia mais

Informações de Mercado do Cacau em Amêndoas

PREÇO DIÁRIO DO CACAU (R$/kg) EM AMÊNDOAS SECAS NOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS PRODUTORES DO PARÁ NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2014.

Leia mais

SANTA BÁRBARA DO PARÁ: NASCE UM NOVO POLO CACAUEIRO

Localizado na região metropolitana de Belém, aproximadamente 40 km da capital, o município de Santa Bárbara do Pará começa a entrar no mapa da geografia da cacauicultura paraense. Com uma economia primária baseada em culturas alimentares (arroz, mandioca e milho) e uma área plantada …

Leia mais

Informações de Mercado do Cacau em Amêndoas

PREÇO DIÁRIO DO CACAU (R$/kg) EM AMÊNDOAS SECAS NOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS PRODUTORES DO PARÁ NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2014.

Leia mais

PRAGA DO CACAUEIRO É TEMA DE CURSO EM BELÉM


Aberto no dia 18 de novembro de 2014, em Belém do Pará, o I Curso de Emergência Fitossanitária com Ênfase na Monilíase do Cacaueiro, com o objetivo de capacitar fiscais agropecuários, federais e estaduais, para atuarem no sentido de conter a entrada em território brasileiro da praga conhecida como “monilíase”, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, evitando que um provável foco possa avançar sobre as lavouras cacaueiras dos estados produtores.

Leia mais