Departamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

PREÇOS DE CACAU NO MERCADO INTERNACIONAL PODEM SUBIR, MAS NEM TANTO

Com as notícias de superávit para a produção mundial de cacau na ordem de 250.000 toneladas, os preços internacionais têm experimentado quedas importantes. A agencia de notícias Reuters veiculou um “post” de uma recente pesquisa que fez sobre esse assunto, a qual traduzimos e disponibilizamos aos nossos leitores.

Leia mais

A importância de cada ceplaqueano para a construção da Cacauicultura no Pará.

Com uma abordagem entusiástica, simples e direta o Superintendente da Ceplac no Pará, em exercício, Dr. Fernando Teixeira Mendes, reuniu-se com os servidores da área administrativa e operacionais na manhã do dia 28/01/2017 no auditório da SUEPA-SEDE para demonstrar a importância que tem cada servidor ceplaqueano envolvido com a cacauicultura no estado do Pará, cujo […]

Leia mais

NOTA DE FALECIMENTO

A CEPLAC/SUEPA, comunica o falecimento do servidor JOÃO MARIVALDO SILVA DE SOUZA,  acontecido no último dia 6/1/2017.  Nós, seus amigos e amigas de trabalho, manifestamos o nosso pesar pelo acontecido, ao tempo em que nos solidarizamos com seus familiares por perda tão significativa.

Leia mais

SAFRA DE CACAU DO ESTADO DO PARÁ EM 2016

Encontra-se disponível o Relatório do Acompanhamento da Safra de Cacau no Estado do Pará de 2016.

Leia mais

Informações de Mercado do Cacau em Amêndoas

PREÇO DIÁRIO DO CACAU (R$/kg) EM AMÊNDOAS SECAS NOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS PRODUTORES DO PARÁ NOS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2016.

Leia mais

RORAIMA TAMBÉM QUER SER UM POLO CACAUEIRO NA AMAZÔNIA

Na última semana compreendida entre os dias 5 a 9 de dezembro, os Auditores Federais Agropecuários FERNANDO A. TEIXEIRA MENDES e PAULO JÚLIO DA SILVA NETO, indicados pela direção Geral da CEPLAC, se deslocaram até o estado de Roraima para, em atendimento a demanda oferecida pela EMBRAPA-RR, colherem subsídios para emitirem parecer sobre a viabilidade […]

Leia mais

Informações de Mercado do Cacau em Amêndoas

PREÇO DIÁRIO DO CACAU (R$/kg) EM AMÊNDOAS SECAS NOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS PRODUTORES DO PARÁ NO MÊS DE OUTUBRO DE 2016.

Leia mais

O ENIGMA QUE É SABER O PREÇO DO CACAU

O articulista econômico Andrew Hecht, publicou um artigo sobre o cacau no último dia 27/10/2016 sob o título “Cocoa Looks Awful” que, numa tradução livre poderia ser: “O Mercado de Cacau está Horrível de Entender”. Trata-se de uma opinião na qual o articulista, a partir de algumas variáveis importantes para a comercialização do cacau (oferta, demanda, relação cambial Libra Esterlina/Dólar, estoque,…), propõe a ideia de …

Leia mais